Controle-se e amadureça, deixe de ser uma pessoa descontrolada emocionalmente

Controle-se e amadureça

Controle-se e amadureça, aprenda com os erros de Moisés.

“E aconteceu naqueles dias que, sendo Moisés já homem, saiu a seus irmãos, e atentou para as suas cargas; e viu que um egípcio feria a um hebreu, homem de seus irmãos. E olhou a um e a outro lado e, vendo que não havia ninguém ali, matou ao egípcio, e escondeu-o na areia.”
(Êxodo 2:11-12)

Quando a emoção não é controlada, os planos de Deus são adiados

Há momentos em que presenciamos injustiças gritantes. Em outras ocasiões, somos nós os atingidos por essas injustiças. Mas também existem aqueles momentos em que a raiz do problema está dentro de nós mesmos, em nosso temperamento inflamado, em reações impensadas, em impulsos que nos cegam e nos fazem agir por impulso. Foi exatamente o que aconteceu com Moisés.

Moisés, criado no palácio de Faraó, já carregava dentro de si o chamado de Deus para libertar o seu povo. No entanto, antes do tempo determinado, e movido pela fúria, ele agiu por conta própria e matou um egípcio. Naquele momento, ele imaginava estar fazendo justiça, mas não era a justiça de Deus. Era o fruto do descontrole emocional.

Assim como Moisés, muitos de nós temos o potencial para grandes obras. Contudo, quando falta domínio próprio, desperdiçamos oportunidades e criamos barreiras que retardam os planos divinos. A ira, por mais justificável que pareça, sempre nos empurra para longe do centro da vontade de Deus. O apóstolo Paulo, ao escrever aos Gálatas, listou o domínio próprio como um dos frutos do Espírito (Gálatas 5:22-23). Isso significa que, quando caminhamos no Espírito, aprendemos a conter nossos impulsos e a responder com sabedoria, e não com reações impensadas.

Moisés passou quarenta anos longe do Egito por causa de uma decisão impulsiva. O que poderia ter sido resolvido com o agir de Deus no tempo certo, acabou se tornando um desvio na sua trajetória. Quantos de nós também não estamos vivendo longe do plano original, apenas porque insistimos em resolver as coisas na força do nosso braço, com palavras ríspidas, com gritos, com rompantes de raiva?

Controle-se e amadureça, deixe de ser uma pessoa descontrolada emocionalmente. Isso não é apenas um conselho de bem-estar emocional, mas uma exortação espiritual. Deus quer nos usar, mas também quer que estejamos preparados. A falta de preparo emocional pode nos tirar de grandes oportunidades e fazer com que a colheita seja adiada por anos.

A mansidão é força , então controle-se e amadureça

Jesus, nosso maior exemplo, nunca agiu por impulso. Ele teve todas as razões humanas para se irar, como a traição, injustiça, zombarias, dor, mas manteve-se manso. Não por fraqueza, mas por autocontrole. Ser manso e humilde, como Ele nos instruiu em Mateus 11:29, não é ser passivo diante da vida, mas saber discernir o momento certo de agir e, principalmente, a maneira correta de fazê-lo.

A mansidão é força sob controle. É ter poder, mas escolher a paz. É ser capaz de revidar, mas optar por calar. É ser ferido, mas não revidar com mais dor. Isso não é fraqueza, é maturidade espiritual.

Controle-se e amadureça, deixe de ser uma pessoa descontrolada emocionalmente. Essa decisão muda histórias, restaura relacionamentos e abre portas que antes estavam fechadas por causa do nosso comportamento explosivo. Reações impensadas nos fazem perder empregos, afastar amigos, romper casamentos e até mesmo abrir brechas espirituais que nos afastam da comunhão com Deus.

A Bíblia diz que “melhor é o longânimo do que o valente, e o que domina o seu espírito do que o que toma uma cidade” (Provérbios 16:32). Em outras palavras, controlar-se é mais difícil — e mais valioso — do que conquistar grandes feitos exteriores. Deus se agrada daquele que sabe se calar quando poderia falar, que espera quando tudo dentro de si clama por agir.

Controle-se e amadureça, deixe de ser uma pessoa descontrolada emocionalmente. Moisés teve que aprender essa lição no deserto, cuidando de ovelhas e vivendo no anonimato. Ali, ele foi moldado. E só então, quando o tempo se completou, Deus o chamou da sarça ardente (Êxodo 3) e o enviou de volta ao Egito, agora sim, no tempo certo, com o coração e o temperamento preparados.

E você? Está disposto a ser moldado pelo Espírito? Está disposto a permitir que Deus trate sua alma, cure suas feridas, acalme seus impulsos e o transforme numa pessoa sábia, madura e controlada?

Controle-se e amadureça, deixe de ser uma pessoa descontrolada emocionalmente. É hora de entregar sua alma inquieta nas mãos do Senhor. Ele é o oleiro. Você é o vaso. E vasos que se quebram pela raiva precisam ser refeitos, não por suas próprias mãos, mas pelas mãos do Criador.

Conclusão: Entregue suas emoções ao Senhor e prossiga em paz

Toda ação impensada, por mais pequena que seja, pode ser como uma flecha lançada: não tem como voltar. Mas a misericórdia de Deus é maior que os nossos erros. Se você falhou, se você perdeu o controle, se as consequências vieram com força, saiba que ainda há tempo de recomeçar. O mesmo Deus que restaurou Moisés pode restaurar você.

O importante é aprender. Crescer. Ser transformado. Não apenas para o seu bem, mas para que o plano de Deus na sua vida não seja mais adiado.

Lembre-se sempre: Controle-se e amadureça, deixe de ser uma pessoa descontrolada emocionalmente. O mundo precisa de homens e mulheres cheios do Espírito, que saibam viver com equilíbrio, mansidão, força interior e sabedoria. Seja um deles.

Ajude o nosso Site a crescer. Deus te abençoe! Leia também o artigo sobre confiar na providência divina, você obterá mais conhecimento para sua vida.

Esta entrada foi publicada em Crescimento Pessoal. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *